A Tecnologia de Cavitação

O fenômeno físico denominado cavitação (profusão de “cavas” ou buracos) é a nucleação e o crescimento de micro e nanobolhas de gases muito rarefeitos produzidos no interior de um volume líquido sempre que a pressão circundante se torna menor do que a pressão de vapor desse líquido.

bubbles-1437234699WWJ

As microbolhas produzidas por rebaixamento da pressão, entretanto, apresentam um grande potencial destrutivo:   quando a pressão retorna ao normal, implodem com violência inaudita, gerando, no ponto de colapso, temperaturas superiores a 5000ºC e pressões que ultrapassam 2000 atm.

A implosão das microbolhas causa a eliminação das impurezas no líquido, incluindo vírus, bactérias e outros germes. O fenômeno de cavitação pode ser usado para purificar a água, eliminando sal, calcário e químicos.

CAVITAÇÃO HIDRODINÂMICA: na medida em que a pressão diminui, a microbolha cresce. Quando a pressão sobe novamente, ela implode, liberando enorme energia por meio de calor, ondas de choque e ruptura de moléculas H20, principalmente. A recombinação desses elementos ocorre em pequenos volumes de H2O2 (água oxigenada) e HO (hidroxila), ambos fortes oxidantes.