RESPOSTAS PARA SUAS DÚVIDAS

Perguntas Frequentes

Como deve ser a manutenção da minha piscina?

É importante filtrar a piscina diariamente, de acordo com a especificação do fabricante. A instalação do purificador KVITA, portanto, não altera em nada esse procedimento. Assim, o tempo de filtragem diária vai depender apenas do volume da sua piscina e da vazão da bomba nela instalada. Sabendo a potência da bomba (em HP ou CV) e o volume da piscina em litros, é só localizar a vazão correspondente no quadro apresentado abaixo e dividir o volume da piscina por ela. O resultado é o tempo diário de filtragem em minutos. Recomendamos o uso de um timer para ligar e desligar a bomba da piscina diariamente de forma automática.

Exemplos de cálculo:

Piscina de 30m³ com bomba de ½ (0,5) HP = 30.000 / 94 = 319 minutos ou 5 horas e 19 minutos.

Piscina de 20m³ com bomba de 1⁄3 (0,33) HP = 20.000/ 54 = 370 minutos ou 6 horas e 10 minutos.

 

Além de filtrar a piscina diariamente, sugerimos limpar o pré-filtro e fazer a retrolavagem e o enxague do filtro semanalmente ou sempre que notar que o KVITA diminuiu o seu zumbido característico. Periodicamente, aconselhamos aspirar o fundo, remover folhas e demais materiais em suspensão com uma peneira, bem como limpar as bordas da piscina.

Como controlar a qualidade da água?

A água da piscina deve ser transparente e sem cheiro. Recomenda-se medir o pH da água semanalmente, mantendo-o entre 7,0 e 7,4, e a alcalinidade total entre 80 e 120 ppm. O KVITA deve manter o pH e a alcalinidade total nessas faixas automaticamente, sem a necessidade do uso de produtos químicos adicionais. Se isso não estiver acontecendo, aumente o tempo da filtragem diária. Em caso de chuvas excessivas, pode ser necessário usar um elevador de alcalinidade (bicarbonato de sódio) para regulá-la.

Como instalar o KVITA na minha piscina?

 Para instalar o KVITA, siga os seguintes passos:

  1. Verifique a bomba do filtro. Se estiver ligada, desligue-a;
  2. Escolha um dos bocais para instalar o seu purificador KVITA (fig. A);
  3. Verifique se ele está livre como na fig.D e instale o purificador, girando-o no sentido horário até o final da rosca ou quando este encostar na parede da piscina;
  4. Se houver um direcionador de jato instalado no bocal escolhido, remova o seu aro de travamento girando-o no sentido anti-horário (fig.B), retire ambos (fig.C) e faça como na instrução 3.

Pronto, o seu purificador está instalado.

Como regular o KVITA para a minha piscina?

 Para regular o KVITA, siga os seguintes passos:

  1. Faça a retrolavagem e o enxague do filtro e efetue a limpeza do cesto coletor (pré-filtro);
  2. Com a válvula do filtro na posição ¨filtrar¨, ligue a bomba. O purificador começará a emitir um som intermitente de frequência rápida, facilmente audível;
  3. Vá, então, para o segundo bocal, aquele em que o KVITA não foi instalado, e afrouxe o aro de travamento (fig. E);
  4. Gire o direcionador de jato 90º (fig. F) de modo a obstruir completamente a passagem de água (fig.G). O som do KVITA aumentará de volume. Aperte o aro novamente (fig.H);
  5. Volte ao purificador KVITA. No centro dele, há um aro dentado de cor branca que você deve girar no sentido anti-horário (fig.I). Fazendo isso, você destrava o regulador de frequência, a peça azul com quatro raios que agora pode ser girada livremente;
  6. Gire o regulador de frequência no sentido horário (fig.J) ou anti-horário (fig.K) até encontrar o ponto em que o som intermitente se transforme em um zumbido audível;
  7. Gire a roda central da trava do KVITA no sentido horário até o fim de curso (fig.L).

Pronto seu KVITA está regulado.

Devo usar cloro na minha piscina?

Sim. A Norma Técnica NBR 10818:2016 da ABNT que trata da qualidade da água da piscina estabelece requisitos mínimos de cloro. Segundo a legislação, deve ser observado um nível mínimo de 0,2 a 0,4 ppm de cloro na água. Essa quantidade é muito inferior à usada na maioria das piscinas tratadas à base desse insumo químico, tipicamente entre 1 e 5 ppm (até 25 vezes mais do que o requisito mínimo). Portanto, recomendamos adicionar semanalmente apenas 4 gramas de cloro para cada 1000 litros ou 1 m³ de água, de acordo com o volume da sua piscina. Sugere-se sempre aplicar o cloro durante a noite para, no dia seguinte, poder desfrutar da sensação de leveza e suavidade da água proporcionada pelo KVITA.

Exemplos de uso de cloro:

Piscina de 30m3 : aplicar 120gr de cloro granulado por semana.

Piscina de 20m3 : aplicar 80gr de cloro granulado por semana.

O cloro livre na minha piscina está baixo ou zerado, isso é normal?

Sim, é normal. Como o KVITA proporciona um tratamento não químico, reduz-se significantemente a quantidade de cloro na água. Via de regra, o cloro livre medido com as fitas teste fica em 0 ppm, no máximo abaixo de 0,5 ppm.

Minha água ficou esverdeada ou com alga, como devo proceder?

As chuvas quase sempre são ácidas e fazem baixar o pH em demasia, o que propicia a proliferação de algas. O purificador dá conta das algas que passam através dele, mas não daquelas que ficam grudadas nas paredes. Primeiramente, corrija o pH. Depois, remova as algas cuidadosamente com uma escova, dando especial atenção aos cantos e locais que mantêm a água estagnada, como a parte inferior dos degraus das escadas. Aguarde o tempo necessário para a total decantação das algas e aspire-as para o esgoto. Feito isso, filtre por dois períodos de 8 horas, deixando pelo menos 2 horas de intervalo entre as operações.

Quanto tempo devo filtrar a piscina?

O tempo de filtragem da piscina é definido pelo fabricante e depende do volume de água, capacidade da bomba e outros detalhes da instalação. Para facilitar, apresentamos abaixo a fórmula de cálculo do tempo de filtragem. O tempo de filtragem diária vai depender apenas do volume da sua piscina e da vazão da bomba nela instalada.

Exemplos de cálculo:

Piscina de 30m³ com bomba de ½ (0,5) HP = 30.000 / 94 = 319 minutos ou 5 horas e 19 minutos.

Piscina de 20m³ com bomba de 1⁄3 (0,33) HP = 20.000/ 54 = 370 minutos ou 6 horas e 10 minutos.

O som do meu KVITA diminuiu de volume e a água está menos transparente. O que fazer?

Faça a retrolavagem do filtro. Quando o filtro fica saturado, a vazão diminui e a eficácia do purificador tende para zero. Caso a permeabilidade do filtro não vá ser monitorada por algum tempo, mude a válvula para a posição “recircular”. Se não resolver, repita a regulagem do KVITA

A água ficou turva. O que devo fazer?

Faça a retrolavagem do filtro e deixe filtrando por quatro períodos de 8 horas, deixando pelo menos 2 horas de intervalo entre as operações. Se o problema não for resolvido, repita a operação e use clarificante na quantidade indicada para o volume da sua piscina. Filtre novamente por 24 horas e deixe a água repousar  por mais 24 horas. Depois disso, aspire o sedimento do fundo para o esgoto.

Não sai água pelo cavitador ou sai um fluxo muito pequeno. Como proceder?

Nesse caso, proceda com os seguintes passos:

a – verifique se a bomba está ligada;
b – verifique se a válvula do filtro está na posição “filtrar” ou “recircular”;
c – se houver um segundo bocal, verifique se está fechado;
d – verifique se todas as válvulas do circuito estão abertas;
e – verifique se o pré-filtro está desobstruído;
f – com o aspirador desconectado, ponha a válvula do filtro em “drenar” e verifique se há sucção no bocal do aspirador.

FICOU AINDA EM DÚVIDA?

Estamos aqui para ajudar