O que é?


KVITA® é um produto para purificar e condicionar a água de piscinas que dispensa em 90% a quantidade dos produtos químicos tradicionalmente utilizados. Ele é um gerador de cavitação hidrodinâmica pulsada, um fenômeno físico natural que não produz efeitos indesejáveis, como ardência nos olhos e mucosas, odores desagradáveis, ressecamento da pele, alergias e degradação das roupas de banho. Não consome eletricidade, não dissolve metais pesados na água, não necessita qualquer insumo, nem mesmo salgar a piscina para gerar cloro.  Como também é um condicionador da água, estabiliza o pH e reduz a chamada “dureza” da água (carbonatos dissolvidos), o que torna a água leve e sensorialmente agradável.

Como funciona?


O purificador KVITA® aproveita a energia do movimento da água que retorna para a piscina após a filtragem para gerar cavitação, da mesma maneira que uma usina hidrelétrica extrai energia de uma queda d’água. A cavitação é uma espécie de “fervura a frio”. Milhões de bolhas microscópicas formam-se quando a pressão da água diminui drasticamente dentro do aparelho; a seguir, a pressão é aumentada, e essas microbolhas implodem violentamente, produzindo ondas de choque e jatos d´água supersônicos, letais para micro-organismos. São as ondas de choque que rompem as grandes moléculas orgânicas e decantam os minerais. O KVITA® é o único gerador de cavitação capaz de produzir cavitação hidrodinâmica e acústica de baixa frequência ao mesmo tempo, sendo patenteado no Brasil e nos Estados Unidos.

Como instalar?


O KVITA® foi projetado para trabalhar submerso, atarraxado em um dos bocais de retorno da piscina. Provavelmente a sua piscina está equipada com direcionadores de jato nesses bocais, e um deles deverá, então, ser removido, dando lugar ao purificador. Nos demais, se existirem, os orifícios dos direcionadores deverão ser virados para o lado, de modo que toda a água que retorna para a piscina tenha, obrigatoriamente, que passar pelo purificador. Caso a sua piscina não possua direcionadores de jato (esguichos), será necessário fechar os bocais livres com bujões (tampões), fáceis de encontrar em qualquer loja de ferragens ou de acessórios para piscinas. Mais detalhes na página de suporte do produto.

Como regular o KVITA® para a minha piscina?

Cada piscina tem uma tubulação que leva a água até o filtro e de volta até a piscina movida pela bomba hidráulica.  Cada tubulação dessas tem características únicas de comprimento, número de curvas, maior ou menor rugosidade interna e bitola, o que faz com que a vazão liberada pela bomba sofra perda de carga e alcance o bocal onde o KVITA® está fixado. O KVITA® foi projetado para adaptar-se tanto à potência das bombas quanto às características das tubulações, dentro de certos limites, é claro. Dessa forma, após atarraxar firmemente o KVITA® no bocal de retorno, siga os seguintes passos:

1. faça a retrolavagem e o enxague do filtro, e efetue a limpeza do cesto coletor;

2. com a bomba ligada na posição "filtrar", destrave o mecanismo de ajuste girando o aro central de cor branca do KVITA® no sentido anti-horário;

3. gire todo o conjunto de ajuste do KVITA®, através da peça azul de 4 raios, no sentido horário ou anti-horário. Se o KVITA® ainda não estiver vibrando e emitindo ruído, começará a fazê-lo. Continue girando até que a vibração comece a se transformar em um zumbido audível;

4. gire a roda central da trava do KVITA® no sentido horário até o fim de curso;

5. filtre a piscina diariamente de acordo com o volume de água e a potência da bomba.